Usuários dos serviços oferecidos pelo Ipem - Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais devem ficar atentos a um novo golpe, que envia falsos boletos de pagamento em nome do Inmetro. Segundo o Ipem, os criminosos costumam usar o e-mail inmetrocontato@gmail.com para o envio da falsa cobrança. O instituto lembra que as mensagens oficiais do Inmetro são vinculadas aos domínios “@inmetro.gov.br” e “@inmetro.colaborador.gov.br”. No caso do Ipem, e-mails são provenientes do endereço “@ipem.mg.gov.br”.
Os dois órgãos afirmam que não realizam cobranças por meio de boletos enviados por e-mail. Assim, mesmo que a mensagem pareça verdadeira, por conter a marca do Inmetro ou do Ipem é importante ter cuidado. A orientação é desconfiar e não acessar links desconhecidos especialmente enviados por intermédio de provedores gratuitos, como o Gmail, Outlook, Yahoo, Hotmail, dentre outros.
Em caso de dúvidas quanto à veracidade da cobrança de alguma taxa, o usuário pode entrar em contato com o Ipem-MG, por meio do e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou pelo telefone 08000 335 335.