Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

CAMPANHA CONTRA ATROPELAMENTOS

Belo Horizonte faz nesta quinta-feira (11) uma campanha educativa de prevenção contra atropelamentos. Quem passa pela Praça Sete participa de esquetes e recebem panfletos, com dicas de segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. Dentro do Maio Amarelo, a campanha educativa conta com a equipe ‘BHTrans Educa’. Também como parte da programação deste mês, a Guarda Municipal participa de várias ações de conscientização, a fim de reduzir acidentes de trânsito. Entre os objetivos estão sensibilizar motoristas sobre perigos de misturar álcool e direção e o uso do cerol de linhas de papagaio como risco para os motociclistas. 

 

Dados:

Os pedestres aparecem como principais vítimas dos acidentes de trânsito e os ciclistas são vulneráveis a lesões graves em caso de colisão com veículos motorizados. O relatório do Vida no Trânsito mostra que no ano passado os atropelamentos de pedestres deixaram 1.242 vítimas, com 37 mortes.  Já em 2021 foram 1.082 vítimas, com o mesmo número de mortes registradas.

Já em relação aos ciclistas, de acordo com o relatório do Vida no Trânsito, em 2021 foram 400 acidentes, com 7 mortes. Os dados de 2022 ainda não estão consolidados. O crescimento no número de vítimas reforça a necessidade de ações de conscientização.

 

Ações da Guarda Municipal

A Praça Sete foi o palco de uma ação educativa desenvolvida por agentes da Guarda Municipal, em parceria com equipes do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Atividades lúdicas e interativas possibilitaram a transmissão de mensagens importantes para o público, como dicas de segurança para os pedestres, sobre a forma correta de embarque e desembarque de pessoas idosas em coletivos, das precauções a serem adotadas por ciclistas e motociclistas e também sobre os perigos decorrentes do uso do celular por condutores e pedestres, durante os deslocamentos pelas vias de trânsito.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos educativos, tanto para motoristas, quanto para pedestres. Quem passou pelo local teve a chance até de “embarcar” em um veículo adaptado que simula as condições de condução de uma pessoa embriagada, ao assumir um volante. O objetivo foi sensibilizar e conscientizar a todos sobre os perigos de misturar álcool e direção. Os guardas municipais ressaltaram que um motorista bêbado coloca em risco não somente a própria vida, mas também dos passageiros que estiverem com ele, dos ocupantes de outros veículos, e também dos pedestres.

A equipe da Inspetoria de Ações Preventivas (INAP) da Guarda Municipal levará o tema da Segurança no Trânsito também aos alunos das escolas da rede municipal da capital. Serão realizadas palestras sobre trânsito seguro, dando destaque para o risco que o uso de cerol ou da linha chilena para empinar papagaios representa para ciclistas, motociclistas e até para quem transita a pé pelas vias públicas.