Unidades de ensino de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, preparam um ato simbólico pela paz nessa quinta-feira (20/04). O “Abraço pela Paz” está marcado para acontecer daqui às 10h, durante o horário de aula dos alunos. A ação foi aderida por 147 unidades de educação da cidade, entre escolas municipais, Cemeis e EJA, além de creches e escolas privadas. Serão exibidos cartazes e mensagens de paz. No final do ato, os alunos vão circular as escolas, num abraço simbólico.
Haverá ainda atividades pedagógicas, com debates e oficinas para orientar e discutir sobre a segurança no ambiente escolar. Também serão abordados temas como bullying, racismo, machismo e outras pautas sociais.
Reforço na segurança
A Polícia Militar também promete visitar nessa quinta-feira (20/04) todas as escolas de Minas: particulares, municipais e estaduais. A intenção, é dar segurança aos alunos, pais e professores sobre a presença em sala de aula. A PM também pede engajamento de toda a comunidade no combate às fake news sobre ocorrências nas escolas. A orientação é para que mensagens recebidas pelas redes sociais sejam enviadas a órgãos oficiais para serem verificadas, e não repassadas para familiares ou amigos.
Em Belo Horizonte e Betim as unidades de ensino da rede municipal terão presença efetiva de agentes da Guarda Municipal hoje. Betim também promove, nesta quinta-feira um “Ato de Paz nas Escolas”. A proposta é que alunos e profissionais vistam branco e realizem uma celebração ecumênica. A ação será simultânea nas 165 unidades do município.