A plataforma da Uber em Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira (18) a chegada da modalidade que permite que motoristas de táxi se filiem ao aplicativo. A medida, que já foi implementada em cidades como São Paulo e Salvador, já está disponível na capital mineira. De acordo com a Uber, são duas novas categorias que passam a oferecer a intermediação de viagens de táxi na cidade: Uber Táxi e Táxi Promo. A modalidade contempla taxistas que passam a poder oferecer também corridas de táxi pelo app para parceiros. Para dirigir pela plataforma, taxistas credenciados na Prefeitura de Belo Horizonte devem baixar o app da Uber para parceiros.
Confira, abaixo, detalhes como a forma precificação e de pagamento:
Belo Horizonte faz parte de ampliação global
Em comunicado, a Uber revelou que a capital mineira é a terceira cidade brasileira a lançar o Uber Taxi - a primeira foi São Paulo, que começou a oferecer a opção em 2020, e Salvador, que ganhou o serviço no fim do ano passado. A medida faz parte de um plano de incluir globalmente todos os táxis na plataforma até 2025.
Segurança
Sobre a segurança, a plataforma disse que as viagens de táxi contarão com todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades.
Novas categorias e forma precificação e de pagamento
Uber Táxi
Pelo aplicativo, o usuário verá uma estimativa de preço baseado na rota, mas o valor final será dado pelo taxímetro do taxista. A categoria vai seguir a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada corrida, o taxista precisa inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança.
Uber Táxi Promo
Nesta opção, o usuário verá um valor pré-fixado com desconto ao solicitar a corrida, e este será o valor pago ao final, independente do valor do taxímetro. Esta categoria será optativa aos taxistas. Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também vão pagar pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os Termos da parceria.
Cadastro
Para dirigir pela plataforma, taxistas credenciados na Prefeitura de Belo Horizonte devem baixar o app da Uber para parceiros. O cadastro será idêntico ao de outros parceiros da Uber, e passará por processos de segurança, como a checagem de apontamentos criminais, além da apresentação da documentação de táxi exigida pela regulamentação municipal.