Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

NÍVEL CRÍTICO

O baixo nível no estoque de sangue abre um alerta no Hemocentro de Belo Horizonte. Somente, os tipos sanguíneos B positivo e AB positivo estão em níveis adequado e estável. Os tipos sanguíneos  O positivo, O negativo,  A positivo, A negativo e B negativo estão em estado crítico. Normalmente, a baixa é esperada em períodos de feriados prolongados, como a Semana Santa, quando a demanda por sangue aumenta nos hospitais da capital, devido aos acidentes de trânsito. Para normalizar a situação, a Fundação Hemominas faz uma convocação à doadores voluntários. Mas, é preciso ficar atento aos requisitos básicos. Confira:

Quem pode doar sangue?

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

- Pesar, no mínimo, 50 kg.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Impedimentos temporários para doar sangue

- Se você foi diagnosticado recente com  Covid-19,  fica inapto por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação); Quem teve  contato com pessoas que apresentaram diagnóstico positivo de COVID-19 também são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

- Período gestacional;

- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

- Amamentação: até 12 meses após o parto;

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

- Extração dentária: 72 horas;

- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;

- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;

- Transfusão de sangue: 1 ano;

- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;

- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

- Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?

- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas;

- Uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Malária

Mais informações no hemominas.gov.br