Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

PROIBIÇÃO DE HORMÔNIOS PARA MASSA MUSCULAR

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo. Segundo a entidade, a decisão foi tomada em razão da inexistência de comprovação científica que sustente o benefício e a segurança do paciente.

O conselho alerta também para os riscos do uso de doses inadequadas de hormônios e a possibilidade de efeitos colaterais incluindo hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial, infarto, infertilidade e diminuição de libido. O uso de terapias hormonais com a finalidade de retardar, modular ou prevenir o envelhecimento permanece vedado. 

 

O que está liberado?

A publicação prevê a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes como justificada para o tratamento de doenças como hipogonadismo, puberdade tardia, micropênis neonatal e caquexia, podendo ainda ser indicada na terapia hormonal cruzada em transgêneros e, a curto prazo, em mulheres com diagnóstico de desejo sexual hipoativo.

 

Médico em alerta

O Conselho Federal de Medicina define também que, no exercício da medicina, ficam proibidas a prescrição e a divulgação de hormônios anunciados como bioidênticos em formulação nano ou com nomenclaturas de cunho comercial sem a devida comprovação científica de superioridade clínica para a finalidade prevista, assim como de moduladores seletivos do receptor androgênico para qualquer indicação. A vedação está de acordo com o entendimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).