Usuários do metrô de Belo Horizonte encontram as estações abertas nesta manhã de terça-feira (28). Os metroviários haviam decidido voltar hoje com a greve da categoria que estava suspensa, tendo como justificativa a assinatura do contrato de concessão, sem diálogo com a categoria. Porém, o movimento não decolou.
A Concessionária Comporte emitiu nota oficial, confirmando que todas as estações do Metrô de Belo Horizonte estão abertas nesta terça-feira. Os trens circulam com intervalos de 15 a 20 minutos – maior que o intervalo normal de horário de pico, que é tradicionalmente de 7 minutos. O motivo dos atrasos, seria adesão parcial ao movimento.
Já o Sindimetro, Sindicato dos Metroviários, afirma que passageiros do metrô de Belo Horizonte esperam até 30 minutos de intervalo entre viagens, nesta tarde de terça-feira (28). A entidade representante da Categoria confirma que, no início da manhã, os intervalos foram de até 20 minutos. Na Estação São Gabriel, na região Nordeste da Capital, usuários relataram intervalo até duas vezes maiores do que em dias normais, quando a média é de 7 a 10 minutos.
De acordo com o grupo Comporte, o metrô, enquanto companhia privada, não tem influência nos pedidos dos metroviários, que solicitam a garantia dos empregos e transferência para outras empresas públicas.