O furto de cabos de cobre causa lentidão e atrasos no metrô da Grande Belo Horizonte. Passageiros que utilizam o transporte público podem seguir enfrentando transtornos como maior intervalo entre as viagens até o próximo sábado (25). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o furto dos cabos durante o período em que o modal ficou paralisado devido à greve dos metroviários causou danos ao sistema de sinalização causados por furtos de cabos de cobre ocorridos. Como a Companhia está fazendo a manutenção, os trens operam com baixa velocidade desde a segunda-feira, para garantir a segurança do tráfego e do próprio usuário em todo o sistema. As composições trafegam a 25 km/h nos trechos afetados pelo furto dos cabos, o que gera atrasos e, consequentemente, cancelamentos de algumas viagens. Confira no nosso site os 11 pontos afetados pela manutenção.
Ao todo, onze pontos estão sendo afetados, ocasionando redução de velocidade - sete deles entre estação Cidade Industrial e a José Cândido, no sentido Vilarinho, e quatro pontos, no mesmo trecho, no sentido Eldorado. Equipes de manutenção da CBTU já trabalham para restabelecer o cabeamento nos locais afetados, a fim de normalizar a sinalização e promover a volta dos intervalos regulares entre as viagens. A previsão é que até o próximo sábado (25) todos os pontos danificados, até o momento, tenham o serviço restabelecido.
A segurança da CBTU tem um canal de recebimento de denúncias por meio de ligações, mensagens SMS, WhatsApp ou Telegram. Caso a população tenha informações sobre furtos, receptação e comercialização de cabos de cobre e outras práticas suspeitas, o número para denúncias o (31) 99999-1108
Furto de cabos e os prejuízos causados
Os atos de vandalismo ao sistema de trens de Belo Horizonte já geraram prejuízo de R$ 180 mil em 2023, conforme a CBTU. Até o momento, aproximadamente 550 metros de cabos de cobre foram furtados do sistema metroviário. Somente este ano, já foram registradas 25 ocorrências de furto de cabos. Segundo a CBTU, a maior parte (90%) foi no sistema de sinalização - obrigando a circulação de trens em baixa velocidade, o que reflete em atrasos e até cancelamentos de viagens.