O Conselho Federal de Química lançou a cartilha A Química das Emoções, que ensina as pessoas a liberar sensações de bem-estar e de felicidade. De acordo com a entidade, o ser humano afirma que a felicidade é um processo químico que começa no cérebro. Para manter o bem-estar em dia, o texto descreve todos os hormônios produzidos pelo corpo humano e como eles interferem no nosso estado físico e mental, envolvendo os vários sentimentos experimentados cada situação da rotina diária.
Destaque para a endorfina, que é o hormônio da felicidade e ajuda na modulação da dor, na imunidade, além de aliviar o estresse e a depressão, induzindo sentimentos de prazer. Promove também o efeito antienvelhecimento e aumenta a disposição e a resistência física e mental.
Em função das nossas atividades diárias e do que ingerimos, a gente vai liberando esses hormônios do corpo, através das várias reações químicas que acontecem e, com isso, vai se tendo a sensação de bem-estar, de prazer, de bom humor. Caso estejam desregulados, esses hormônios químicos fazem com que o corpo reaja com mau humor, irritação, ansiedade, insônia, estresse, falta de disposição, tristeza e até depressão.
O lançamento da cartilha foi uma das formas de celebrar o Dia Internacional da Felicidade, comemorado nessa segunda-feira. O acesso ao arquivo está neste link.