Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

MAIS UM POSTO DE COMBUSTÍVEL INTERDITADO EM MINAS GERAIS

Mais um posto de combustíveis está interditado em Minas Gerais, depois de operação da Agência Nacional de Petróleo. Depois do lacramento de uma unidade, bairro Letícia, região de Venda Nova, em Belo Horizonte, agora a ANP bloqueou as bombas de um posto de Monsenhor Paulo, no sul do estado. A unidade estava comercializando o etanol hidratado e a gasolina comum com fora das conformidades. De acordo com balanço parcial da Agência, 50 pontos de vendas de combustíveis já receberam notificação dos fiscais em Minas. Mais 14 foram atuados por outras infrações. A previsão da Agência Nacional de Petróleo é fiscalizar 200 estabelecimentos até a próxima semana. De cordo com o balanço da ANP, divulgado nessa quarta-feira (15), Minas é o segundo Estado do Brasil com mais postos de combustíveis interditados.

Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a sanções previstas em lei, incluindo multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. As sanções são aplicadas somente após processo administrativo, durante o qual o agente econômico tem direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme definido em lei. Amostras já foram recolhidas e levadas para o laboratório depois da interdição, nessa quarta-feira (15), do posto de combustíveis na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, para a análise.

O posto interditado pela ANP na avenida Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, comercializava gasolina adulterada, ou seja, havia mais etanol do que o permitido na gasolina. O combustível estava sendo comercializada com 32% de etanol na gasolina. Quando por lei ela tem que ter 27%."

 

Minas é o segundo Estado do Brasil com mais postos de combustíveis interditados

Balanço divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nessa quarta-feira (16) coloca Minas Gerais como o segundo Estado do Brasil com mais postos de combustíveis interditados em 2022. Foram 2.582 fiscalizações, com 452 infrações, 62 interdições e 42 apreensões. Os números só não superam os casos registrados em São Paulo, onde a ANP aponta 4.171 ações, 799 infrações, 156 postos interditados e 42 apreensões. Nessa quarta-feira (15), Dia do Consumidor, um posto de Belo Horizonte e outro em Monsenhor Paulo, no Sul do Estado, foram interditados. Segundo o Núcleo Regional da ANP de Minas Gerais, as amostras colhidas durante a fiscalização são encaminhadas para um laboratório,

 

Melhora

No comparativo com 2021, o cenário de Minas apresenta melhora. Naquele ano, foram fiscalizados 2.668, 393 foram multados, 76 interditados e houve ainda nove apreensões.