Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

DESCANSO E DIVERSÃO DURANTE O CARNAVAL

A pessoas que buscam alternativa de diversão e descanso durante o carnaval contam uma programação especial, em Belo Horizonte. A cidade oferece opções de lazer, para aproveitar o feriado, como passeios ao ar livre nos parques, pratica de esportes, piquenique, cinema, além de poder curtir as atrações dos centros culturais da capital mineira. Confira, abaixo,  algumas dicas de programação alternativa, durante a folia.

 

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

Avenida Prudente de Morais, 202, bairro - Cidade Jardim

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

 

 - Exposição “Complexa Cidade” - A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.

  - “Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros” - Na área externa do Museu, a exposição apresenta veículos e maquinários que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira.

 

Museu Casa Kubitschek - MCK

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

 

   - Exposição "Trama: processos educativos na Pampulha" - A mostra reúne os projetos “Bordando Memórias” e “Lab Design”. A proposta é colocar em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos da unidade museal.

 

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

 

   - Exposição “Seu Antônio” - Formada por uma seleção de imagens captadas ao longo de nove anos por Antônio Lucindo, porteiro do espaço cultural, que revelam seu olhar particular sobre o local e seus acontecimentos.

    - Exposição “Rostos da Pampulha” -  Tem como proposta valorizar personagens que integraram a trajetória da região, como os primeiros moradores, gestores públicos, artistas e operários.

 

Jardins do Museu de Arte da Pampulha - MAP

Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Jardim Atlântico

 Os jardins que circundam o prédio, criados pelo paisagista Roberto Burle Marx, têm como característica principal a composição de desenhos, formas e cores desenvolvidas com o uso de plantas da flora brasileira. Esculturas de August Zamoyski, Alfredo Ceschiatti e José Pedrosa integram a paisagem. O Museu atualmente está fechado para restauro.

 

 Parques

Que tal aproveitar o período de carnaval para curtir a natureza sem precisar sair da cidade? Belo Horizonte possui 75 parques, um Jardim Zoológico e um Jardim Botânico. Durante a folia, eles terão funcionamento regular. Os horários estão disponíveis no site da Fundação de Parques e Zoobotânica.

 

Cinemas

Quem quer passar longe da folia pode aproveitar o período para ficar em dia com as novidades da sétima arte. As principais salas de cinema da capital estão com programação durante o carnaval e filmes para todos os gostos.   

 

Transporte coletivo durante o carnaval

A partir de sábado (18), o transporte coletivo municipal (convencional e suplementar) e metropolitano terá um planejamento especial para atender os usuários. As linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário de atendimento do Metrô.

Agentes da BHTRANS estarão nas estações e no Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH) monitorando os passageiros e as linhas.

 

 Carnaval 2023

 A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.