Os tutores de Belo Horizonte que não conseguiram agendar a castração gratuita de cães e gatos nesta segunda-feira (23) terão que esperar até o fim de fevereiro. Segundo a Prefeitura, as três mil vagas ofertadas ontem se esgotaram em cerca de três horas. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que no fim do próximo mês será aberto o agendamento para as cirurgias de março. Na ocasião, também serão ofertadas três mil vagas.
Mais detalhes
Para serem submetidos à castração, os animais devem ter, no mínimo, 4 meses e, no máximo, 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5 kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação veterinária para identificar possíveis problemas de saúde que impeçam a realização do procedimento.
A cirurgia exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum de água (oito horas antes) e de alimentos (12 horas antes), que são indispensáveis, já que o procedimento envolve anestesia geral.
Nova forma de marcação
A nova estratégia de agendamento online é para propiciar agilidade, facilitando o acesso dos cidadãos ao serviço. Há também a possibilidade de agendamento por telefone. Devido à pandemia de Covid-19, o agendamento presencial não está sendo realizado.
Protocolo de segurança contra Covid-19
No dia marcado para a castração, o tutor deve comparecer ao local usando máscara, manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e não levar acompanhantes.
Confira mais informações sobre a castração, em Belo Horizonte.