Janeiro é mês de férias, por isso Belo Horizonte e municípios da região metropolitana prepararam atividades para toda a família. Há atrações gratuitas ou a preços populares em parques, praças, museus, cinemas, teatros, centros culturais e outros espaços públicos e privados. Confira algumas das atrações disponíveis:
Campanha de Popularização
Começa nessa quinta-feira (05/01) a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. Na edição deste ano serão apresentados 112 espetáculos entre teatro adulto e infantil e dança. O evento vai até 12 de fevereiro e ocupará diversos espaços da cidade. A programação completa pode ser acessada no site vaaoteatromg.com.br. Os ingressos da campanha já estão disponíveis podendo ser adquiridos no site ou nos postos do Sinparc por preços entre R$15,00 e R$20,00. Nas bilheterias dos teatros os valores serão diferentes.
Waterball
Uma novidade da programação de férias em Belo Horizonte é o Waterball, uma enorme bola de plástico transparente que permite caminhar sobre a água. Essa novidade será ofertada na Pampulha (Parque Francisco Lins do rego, conhecido como Ecológico da Pampulha) e no Barreiro (Parque Roberto Burle Marx, conhecido como Parque das Águas).
Centros culturais
Entre os dias 13 e 28 de janeiro, o “Circuito de Férias nos Centros Culturais” promove uma série de 11 atrações gratuitas que acontecem em nove Centros Culturais de Belo Horizonte. As atividades incluem teatro, circo e música, além de oficinas, brincadeiras e contação de histórias. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon. Mais detalhes no site do Circuito Municipal de Cultura.
Museus municipais
- Os seis museus públicos municipais também irão promover atividades especiais para a criançada neste período de férias. O Museu Casa Kubitschek preparou uma oficina de Carimbaria Botânica, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer os jardins do Museu Casa Kubitschek por meio de carimbos de espécies botânicas e poderão realizar diversas composições, criando seus próprios jardins. A atividade acontece de 19 a 21 de janeiro e é voltada ao público de 4 a 10 anos. As inscrições devem ser feitas pelo email: educativos.ck@pbh.gov.br.
- A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove o “Tardes Líquidas - Brincadeiras de Jardim”, com brincadeiras de rodas, brincadeiras aquáticas, oficinas de desenho de plantas e atividades lúdicas que proporcionam uma vivência sensorial com a paisagem da Pampulha. A ação acontece nos dias 17, 24 e 31, das 14h às 17h. Inscrições devem ser feitas em cb.fmc@pbh.gov.br. Público: crianças de até 10 anos.
- O Museu de Arte da Pampulha promove o “Ateliê aberto no Jardim do MAP”. Crianças a partir de 4 anos são convidadas a participar de oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente e no paisagismo do Museu. As Atividades que envolvem os gestos artísticos de corte e dobraduras, desenho, pintura, presentes nas obras de Amilcar de Castro, Solange Pessoa, August Zamoyski, José Pedrosa, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. As atividades acontecem nos dias 26, 27 e 28. O Museu também irá promover a atividade “Futebol Trialético - O Grande Jogo”, no dia 28, às 10h, na Praça da Estação. Trata-se de um futebol de três lados ou futebol trialético, onde tudo parte da negociação entre os participantes. Informações: map.educativo@pbh.gov.br.
- No Museu da Imagem e do Som haverá uma “Oficina de Storyboard e Criação de Roteiro”, que visa a futura produção de curta metragem de animação. Nos dias 24 e 25, às 9h, haverá uma visita mediada à exposição “Cinejornais em Belo Horizonte” e exibição do curta-metragem de animação “A Vida Secreta das Películas” produzido pelo MIS BH, fruto de oficina realizada com crianças na Instituição. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: mis.fmc@pbh.gov.br.
- O Museu da Moda de Belo Horizonte promove a “Oficina Origami Fashion”, que utiliza a técnica milenar japonesa de dobradura. Os participantes serão convidados a criar, ornar e brincar com formas e cores, criando dobraduras que remetem ao universo da moda. A ação acontece no dia 19, às 14h.
- Também haverá uma “Oficina Mutirão de Crochê Inumeráveis”, que ensinará os pontos principais para confecção de estrelas que farão parte de um objeto têxtil em homenagem às vítimas da Covid-19. Essa atividade acontece todos os sábados de janeiro, às 14h. O acesso às oficinas do Mumo é livre, sem necessidade de inscrição.
- O Museu Histórico Abílio Barreto por sua vez promove em janeiro a oficina “Paisagens imaginárias em colagem”. Nela, as crianças são convidadas a inventar cenários, recordar paisagens vividas ou registrar a o que vêem no museu, criando colagens em papel. A atividade é voltada a crianças de 8 a 11 anos e acontece nos dias 20 e 27, às 10h. Inscrições pelo e-mail: educativomhab@pbh.gov.br.
Cinema
O Cine Santa Tereza terá três mostras especialmente dedicadas ao público infantil e infanto-juvenil. De 3 a 27 de janeiro acontece a mostra “Studio Ghibli", com uma retrospectiva dedicada a um dos mais importantes e tradicionais estúdios japonês do cinema de animação. A mostra reúne clássicos aclamados pela crítica e pelo público de todas as faixas etárias. Já nos dias 8, 22, 28 e 29, o Cine exibe clássicos do cinema infantil como “Divertidamente” (EUA, 2015, classificação livre) e “O Rei Leão” (EUA, 1994, classificação livre).
Entre os dias 11 e 15 de janeiro, o Cine Santa Tereza sedia o 3º Festival de Cinema Infantil de BH - Cinema de Brinquedo. O festival tem como finalidade divulgar e exibir obras audiovisuais, voltadas para o público infantil, de curta, média e longa-metragem; de ficção, documental, animação, experimental, dentre outros gêneros. As sessões acontecem diariamente, sempre às 16h30. O Festival também promoverá uma oficina de brinquedos animados para crianças e jovens de 8 a 15 anos. A oficina acontece nos dias 11, 12 e 13, sempre às 15h.
Outra atração do Cine Santa Tereza é a “Sessão Azul”, que acontece no dia 21, às 16h30. Trata-se de uma sessão de cinema adaptada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Na sessão, o ambiente é adaptado com meia luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema. O filme a ser exibido será “Moana: uma mar de aventuras” (EUA, 2016, classificação livre).
Parques e praças
Nos parques e em praças serão oferecidos, além dos brinquedos infláveis, jogos e oficinas de brincadeiras de rua (gincanas), corrida de saco, corrida do ovo, morto-vivo, rouba bandeira, bambolê, queimada, entre outros. O "BH em Férias" também prevê eventos esportivos, como oficinas de slackline e de breakdance, além de um muro de escalada.
Os parques também vão receber atividades para a família, como o espetáculo La Ursa, da dupla de palhaços Mulambo e Risoto, e a Feira de Economia Solidária, com a venda de artesanatos, guloseimas, roupas, calçados, instrumentos musicais, acessórios, e muito mais, todos produzidos por empreendedores locais.
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica também vai oferecer atividades de educação ambiental. Toda a programação e acesso aos parques será gratuito. O acesso à Zoobotânica é pago.
Passeios turísticos
A partir do dia 7 de janeiro, a prefeitura realiza a "Temporada Especial de Férias" dos tradicionais passeios turísticos por Belo Horizonte. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o morador terá a oportunidade de conhecer a própria cidade, sob novos olhares, em city tours e walking tours. As inscrições gratuitas já estão abertas e os interessados deverão retirar os ingressos no Portal Belo Horizonte.
Circuito Liberdade
Os museus instalados ao redor da Praça da Liberdade, Região Centro-sul da cidade, também preparou uma programação especial neste mês de férias, com atrações para várias idades, incluindo as crianças. Confira:
Museu das Minas e do Metal - O Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) traz novidades em janeiro de 2023. A partir desta terça-feira (3), o Museu funcionará de terça a domingo, das 10 às 17h (com entrada até às 16h30) e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h (com entrada até às 21h30). Para o período de férias, o MM Gerdau realiza a nova edição da ação educativa “Férias é no Museu!”. A programação será diversa e contará com atividades realizadas entre os dias 17 e 31/01, em diferentes horários. Serão ofertadas oficinas, ateliê científico, ateliê de Libras, contação de histórias e, integrando pela primeira vez o evento, o Encontro de Colecionadores de Minerais Mirins.
Além disso, até o dia 29/01, o público poderá visitar as três exposições temporárias que estão em cartaz no Museu: “Meteoritos: fragmentos da história do Sistema Solar - a coleção do Museu de Ciências da Terra”, “Hors Pistes - A Idade das Imagens” e “Ponto de Fuga”. O Museu está localizado no Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, bairro Funcionários. Mais informações pelo site.
- Memorial Vale - O Museu realiza o tradicional "Férias Divertidas" para crianças e pessoas de todas as idades. A partir do dia 10 há oficinas educativas e também atividades para brincar e divertir. Todo o material é fornecido pelo Memorial Vale, é só fazer a inscrição e chegar para participar. Haverá 15 minutos de tolerância para a chegada do participante. Todas as oficinas e apresentações são gratuitas.
- Espaço do Conhecimento UFMG - O equipamento cultural, mantido pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), apresenta dos dias 3 a 29 de janeiro o projeto "Férias no Museu". A programação inclui várias atividades e oficinas para crianças a partir dos 5 anos, com entrada franca. As vagas são limitadas. O edifício do Espaço do Conhecimento UFMG fica entre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (antiga Secretaria de Educação) e a Casa Funarte Liberdade (“Rainha da Sucata”), na Praça da Liberdade, nº 700. A programação completa está no site.
Miniférias do Sesc
As inscrições para as miniférias do Sesc estão abertas em cinco cidades de Minas Gerais. O Sesc organiza, anualmente, uma colônia de férias escolares que envolve atividades educativas, recreativas, esportivas e culturais. É uma programação que, além de divertida, proporciona segurança, tranquilidade e comodidade aos pais. As cidades onde vão ocorrer as atividades são: Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberlândia. Podem participar crianças de 4 a 12 anos de idade. As atividades vão de 16 a 27 de janeiro de 2023. O tema da programação é "Uma Aventura na Selva". As inscrições são limitadas e vão até o dia 13 de janeiro, e devem ser feitas presencialmente nas unidades onde as crianças vão participar, ou por telefone. Saiba mais detalhes aqui.
Colônia de férias em Contagem
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de Contagem, na Região Metropolitana da capital, terão diversão garantida durante as férias escolares. Estão abertas as inscrições para a colônia de férias no Parque Fernão Dias. As atividades são gratuitas e ocorrerão entre os dias 16 e 27 de janeiro de 13h às 17h. A programação inclui atividades como caça ao tesouro, gincanas, jogos recreativos e ginástica acrobática. Essa é a primeira vez que o município promove esse tipo de ação. As vagas são limitadas a 60 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Contagem.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, Prefeitura de Contagem e Sesc