O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da prefeitura de Belo Horizonte divulgou uma cartilha para orientar consumidores a evitar problemas na Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro. O objetivo é “garantir direitos e evitar golpes” durante as promoções, conforme o Executivo.
A cartilha contempla dicas para compras em lojas físicas e virtuais, traz alertas para se ter mais segurança no momento de efetuar cadastro e pagamento online, e esclarece os principais direitos do consumidor perante aos comerciantes.
Confira dicas do Procon para compras na Black Friday 2022:
Compras on-line
Ao comprar pela internet, verifique se a loja é de confiança e se tem endereço físico, meios de contato e CNPJ ativo na Receita Federal.
Direito de arrependimento
Caso se arrependa da compra, você pode trocar o produto ou cancelar o pedido, em até 7 dias, a contar da data da compra ou recebimento do produto. Esta regra vale somente para as compras feitas fora do estabelecimento comercial (pela internet/telefone ou domicílio).
Golpes e sites falsos
Evite acessar links promocionais enviados por e-mail, SMS, WhatsApp e outras mídias sociais. Digite o endereço eletrônico direto no navegador.
Preços muito baixos
Tenha cuidado com preços muito abaixo do mercado e verifique se a oferta é real. Se o preço estiver muito abaixo da média, a empresa pode não ser obrigada a cumprir a oferta anunciada, quando se tratar - por exemplo - de um erro grosseiro.
Confiabilidade da loja
Verifique depoimentos, reclamações e avaliações antes de finalizar a compra. Você pode obter essas informações em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br.
Dados on-line
Só insira seus dados pessoais se o endereço do site começar com https://. Verifique se o símbolo de um cadeado aparece ao lado da barra de endereços do navegador (essa é a indicação de que o site é seguro). Por fim, nunca salve seus dados no site da compra.
Direito à informação
Você tem o direito de acessar informações sobre preço e prazo de entrega sem necessidade de contatar o colaborador da loja para obtê-las.
Direito de troca
Você tem direito de trocar produtos defeituosos, mesmo que eles estejam na promoção.
Dados da compra
Guarde todas as informações referentes à compra: nome do site, produtos pedidos, forma de pagamento, valor, prazo de entrega, número de identificação do pedido e conversas trocadas com o fornecedor.