Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

DOAÇÃO DE SANGUE URGENTE

Os estoques de sangue do Hemominas estão críticos e a fundação faz um apelo a doadores, para que comparecem nas unidades o mais urgente possível. Os tipos de sague mais necessários, neste momento, são os dos tipos O positivo e negativo e o B negativo.

Já os estoques dos tipos A positivo e negativo está em estado de alerta. Depois do feriado prolongado, as unidades da Fundação Hemominas voltaram a funcionar normalmente. A fundação orienta os doadores a fazerem agendamento prévio no site mg.gov.br ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão.  Quem podem doar sangue são as pessoas entre 16 e 69 anos.

Atenção para os protocolos e condições para a doação

Quem apresenta sintomas de gripe/resfriado como: tosse, febre, coriza, dor de garganta, não poder fazer a doação. É necessário aguardar 14 dias após o término dos sintomas para candidatar-se. Se a pessoa não tiver febre, deve aguardar 10 dias após o término dos sintomas.

Documentos

Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação. Podem ser apresentados documentos digitais que possam ser verificados, desde que tenham assinatura para conferência.

Idade

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações.

Intervalo entre doações

Mulheres

Podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses.

Homens

Podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo quatro vezes por ano.

Peso

A doação de sangue é realizada considerando-se um volume máximo por quilo de peso. Para mulheres, o volume máximo é de 8 mL/Kg e, para os homens, 9 mL/Kg.

A coleta é também proporcional ao volume de anticoagulante em cada bolsa de coleta, razão que limita a coleta de volumes menores de sangue e impedem a doação por pessoas com peso inferior a 50 Kg.