Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

NOVEMBRO AZUL

A Sociedade Brasileira de Urologia começa nesta terça-feira (1) a edição 2022 da campanha Novembro Azul, que este ano traz a mensagem de alerta “Saúde também é papo de homem”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma previsão de 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. No ano passado, 16 mil e 55 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. 

Neste ano, o Novembro Azul enfatiza a importância de o homem retomar seu cuidado com a saúde e voltar a ir ao médico. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para uma maior chance de cura.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar os exames mais cedo, a partir dos 45 anos.

Para estabelecer um diálogo com a comunidade, a SBU preparou ao longo do mês de novembro uma série de ações on-line e presenciais para chamar a atenção para o problema. A entidade tem uma programação especial em suas redes sociais (@portaldaurologia), que envolve lives todas as quartas-feiras com especialistas e posts e vídeos elucidando dúvidas, além de podcasts semanais na Rádio SBU, disponível em todas as plataformas de streaming.

 

O que é o câncer de próstata?

A próstata fica localizada abaixo da bexiga e por dentro dela passa o canal da uretra, por onde a urina vai da bexiga para o meio externo.

O câncer de próstata em fases iniciais, quando em 90% dos casos pode ser curado, não apresenta sintomas. Por isso, a SBU ressalta todos os anos a necessidade de ir ao médico para verificar a saúde da glândula. Ao apresentar sintomas, o câncer já está numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

 

Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são:

– Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio;

– Homens da raça negra;

– Obesidade.

 

A recomendação da SBU é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devam procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos. Após os 75 anos, a recomendação é que somente homens com perspectiva de vida maior do que dez anos façam essa avaliação. Acesse o site portaldaurologia.org.br e saiba mais.