Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

OPERAÇÃO ESPECIAL DIA DE FINADOS

Belo Horizonte espera mais de 100 mil pessoas nos quatro cemitérios públicos municipais na próxima quarta-feira (02/11), dia de Finados. Para receber o público nos cemitérios do Bonfim, da Paz, Saudade e da Consolação, a prefeitura preparou uma operação para auxiliar as visitas, inclusive com pesquisa por QR Code, para encontrar os jazigos. Quem for visitar um parente e não sabe exatamente onde está o túmulo terá, além de orientações visuais, como cartazes, mapas e faixas indicativas, a opção de consultar a localização via internet.

Passo a passo

Serão disponibilizados cartazes com QR Code para acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC). Para acessar a plataforma, basta ler o código com a câmera do celular, abrir o link e incluir o nome completo do falecido na aba de pesquisa. A partir daí, é possível saber a localização exata da quadra e do jazigo.

Horário e atendimento

Os cemitérios municipais funcionarão das 7h às 17h30 e terão reforço de funcionários para atendimento ao público.

Segurança e trânsito

Haverá também operação especial da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, BHTrans, Centro de Fiscalização da PBH e do Centro Integrado de Operações COP/BH da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção.

A BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas.

No Dia de Finados será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a capacidade de lotação de cada uma das necrópoles. Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.

Missas e cultos

Estão previstas celebrações de missas, com programação a cargo das igrejas, e também atividades de acolhimento oferecidas por diversos segmentos religiosos.

Regras

Não haverá venda de flores dentro dos cemitérios. Mas o visitante poderá levar flores, desde que sejam naturais e fora de vasos (medida visa evitar a proliferação do mosquito da dengue)