Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

ATUALIZAÇÃO DO CadÚnico

Beneficiários inscritos no CadÚnico enfrentaram filas, demora no atendimento e falta de informações na Diretoria Regional de Atendimento Social da regional Venda Nova, nessa segunda-feira (17). Como foi o primeiro dia útil após o governo federal prorrogar por mais um mês o prazo da revisão de dados das famílias cadastradas no programa, a demanda foi alta.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, as 30 senhas que foram distribuídas eram para pessoas que não fizeram agendamento prévio. Para os casos urgentes, como cadastros que estão bloqueados, ou de família prioritárias, como aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, os atendimentos não têm limite de senha e todas as famílias que buscam a unidade são atendidas ao longo do dia.

Ainda segundo o Executivo Municipal, no DRAS de Venda Nova são feitos, em média, 170 atendimentos relacionados ao CadÚnico. A distribuição de senhas nas demais unidades para atendimento também pode ocorrer para organização do atendimento diário a depender do volume de pessoas que comparecem. Não foram registradas filas durante a manhã nas outras unidades da capital.

CadÚnico

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município.

A atualização é fundamental para garantir que as informações registradas estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.

Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Os beneficiários podem verificar se seus dados estão desatualizados ou mesmo se as informações já fornecidas estão sendo confrontadas com outras bases de dados administrativos federais por meio do aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página Gov.br.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto.

A consulta também pode ser realizada na versão web. Serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.