Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

Alerta às mulheres

 

Uma campanha de combate à violência contra a mulher une a Câmara Municipal de Belo Horizonte e o Estádio Mineirão. Com o tema ‘não disfarce sua dor, vídeos de 30 segundos nos telões do Gigante da Pampulha orientam as vítimas de violência doméstica a denunciarem os maus-tratos, além de indicar que compareçam ao Ponto de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, instalado na Câmara Municipal há um ano.

No local, são feitos atendimentos como registro de ocorrências, orientação jurídica, abrigo e atendimento psicológico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade oferece discrição para vítimas em busca de proteção e que possam ter dificuldade de comparecer a uma delegacia de polícia especializada. A organização do Mineirão afirmou também afixou 40 cartazes informativos sobre a campanha nos banheiros do Estádio.

O endereço do Ponto de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência é Avenida dos Andradas, nº 3100, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte.

 

Serviços disponíveis:

-No Ponto de Acolhimento da Câmara Municipal é possível realizar:

 

-Registro de ocorrência (Registro de Eventos de Defesa Social – REDS), podendo a vítima desde já solicitar as medidas protetivas de urgência previstas em lei;

 

-Recebimento de orientação jurídica, principalmente no que diz respeito às atividades de repressão e punições.

 

-Acolhimento social à mulher vítima de violência e, quando necessário, encaminhamento a outras instâncias da rede de atendimento como delegacias de polícia, casas de abrigo, Defensoria Pública, Promotoria da Mulher e centros de atendimento psicológico;

 

-Solicitação de investigações para apuração de fatos que envolvam violência doméstica/familiar contra a mulher e acompanhamento do andamento das denúncias feitas por meio da unidade.