Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Novo golpe na praça

A Receita Federal alertou para mais um golpe na praça, dessa vez envolvendo o pagamento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Nos casos relatados, os criminosos se passam por servidores da Receita ou empresas de empréstimo. Para passar credibilidade, eles enviam pelos correios notificações e documentos falsificados. Em contato com a vítima, o golpista pede para que ela faça, via Pix, o pagamento do IOF antes que o valor do empréstimo seja liberado. Uma vez que o dinheiro cai na conta, no entanto, o criminoso some.

Em nota, a Receita alerta que nunca fornece dados para recolhimento de tributos via transferências e que o recolhimento do IOF é feito somente via Darf, pago pela empresa de empréstimo, e não pelo consumidor. Além disso, os servidores do órgão não entram em contato direto com o cidadão para cobrar o pagamento do Imposto, muito menos oferecer serviços de empréstimo. Caso desconfie de um golpe, a Receita orienta que o cidadão procure imediatamente a Polícia. Vale destacar que, geralmente, correspondências do tipo possuem erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas.

Pix

Nas últimas semanas, outro golpe chamou a atenção. O golpe é chamado de “Urubu do Pix” e tira dinheiro das pessoas prometendo multiplicar valores aplicados. O golpe é efetuado através do Pix realizado pelo WhatsApp e, normalmente, utiliza algumas páginas de memes para pescar as vítimas. A rede mais utilizada é o Twitter. O golpe é simples: um perfil estelionatário faz um post prometendo grandes lucros para aqueles que enviarem um Pix, chegando a prometer um retorno do “investimento” em apenas 5 minutos. Em imagens encontradas no Twitter, alguns desses perfis publicaram promessas como “R$80,00 virando R$1.200,00” e passam um contato de WhatsApp para que o dinheiro seja enviado. Para conquistar as vítimas, os golpistas ainda sugerem que elas façam “testes” com valores menores. Mas, depois que o ‘’investimento’’ solicitado é enviado, os golpistas bloqueiam as vítimas e ficam com o dinheiro. Para conferir mais veracidade ao esquema, alguns perfis utilizam vídeos de pessoas simples atestando a eficácia do método e alguns prints falsos de agradecimento. Para se proteger, a principal dica é desconfiar de ofertas muito vantajosas e não clicar em links suspeitos de páginas que prometem prêmios e recompensas.