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Manhã Legal

07:01 às 11:00

Saque FGTS por calamidade: moradores de Raposos atingidos pela chuva já podem fazer a solicitação

A Caixa Econômica Federal informou, nesta sexta-feira (18), que moradores de Raposos também podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação deve ser requerida pelo Aplicativo FGTS.

Os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pelas Defesa Civil, podem solicitar o saque até o dia 14 de abril. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Até o momento, 19 municípios de Minas Gerais foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. São eles: Águas Formosas, Almenara, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Igarapé, Itabirito, Juatuba, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Nova Lima, Onça de Pitangui, Poço Fundo, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santo Antônio do Monte e São Joaquim de Bicas.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta sexta, Minas Gerais tem 430 municípios em situação de emergência devido às chuvas – mais da metade das cidades do estado.

Durante o período chuvoso (que começou em outubro do ano passado), foram registrados 55.825 desalojados, 9.137 desabrigados e 27 mortos no estado.

Como solicitar o saque FGTS

O trabalhador que tem direito ao saque deve:

- Baixar o app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

- Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.

- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentos necessários:

- Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações sobre o saque por calamidade, os trabalhadores podem consultar o site da Caixa ou ligar 0800 726 0207.