Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

Está chegando a hora de acertar as contas com o Leão

Começa no próximo dia 2 de março o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022 (ano-base 2021). A princípio, as declarações deverão ser entregues até o dia 30 de abril, ou seja, a prorrogação até maio, concedida em anos anteriores por conta da pandemia não deve ser considerada.

A orientação é de que os contribuintes já comecem a preparar os documentos. Entre os mais importantes, está o Informe de Rendimentos, que devem ser entregue até o dia 28 de fevereiro por empresas, bancos e outras instituições financeiras.

O primeiro lote de restituição normalmente é prioritário, abrangendo pessoas idosas, pessoas com deficiência e professores, independentemente de quando enviarem a declaração. Mas de modo geral, neste ano, as pessoas receberão a restituição mais rapidamente, pois o número de lotes permanece diminuído de sete para cinco.

O pagamento do primeiro lote da restituição do IR é liberado no final do mês de maio e os demais seguem a ordem até setembro de 2022. No site da Receita Federal, o contribuinte pode consultar o andamento da restituição, bastando preencher os campos do CPF, data de nascimento e o captcha. Já a declaração em si deve ser preenchida e entregue a partir de três opções: o programa específico da Receita Federal, que pode ser baixado no computador, o aplicativo Meu Imposto de Renda e o site e-CAC, disponível na plataforma oficial do governo federal (gov.br)