Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Terceira dose será aplicada em todos os brasileiros acima de 18 anos

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (16), que todos os brasileiros com 18 anos ou mais vão poder tomar a terceira dose do imunizante contra a Covid-19. Até então, apenas pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde ou aqueles com alto grau de imunossupressão estavam aptos para receber o reforço, a terceira dose. E agora, o intervalo que antes era de seis meses para os três grupos, vai cair para cinco para todo o público-alvo.

Só neste mês, cerca de 12 milhões de brasileiros podem receber a dose de reforço no país. Mas outros 21 milhões precisam voltar aos postos para tomar a segunda dose. Por isso, no próximo sábado, dia 20, vai acontecer uma campanha de mobilização nacional, que tem como objetivo reforçar a importância de completar o ciclo vacinal, além de chamar a atenção sobre a necessidade do reforço da imunização. Ou seja, a terceira dose já vai começar a ser aplicada em todos os brasileiros acima de 18 anos, mas algumas pessoas ainda nem voltaram para tomar a segunda.

Quem já tiver completado o esquema vacinal basta aguardar a data correta para tomar a dose de reforço. Segundo o Ministério da Saúde, acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, a pessoa já pode buscar a sala de imunização. A dose de reforço vai ser, preferencialmente, da Pfizer. Na falta dela, AstraZeneca ou Janssen devem ser administradas.

E falando em Janssen, o Ministério da Saúde mudou a orientação sobre essa vacina. O imunizante, que vinha sendo usado em dose única, agora vai passar para o regime de duas aplicações, como já acontece com as injeções de Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.