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Evidências

20:01 às 23:59

Oportunidade ou fraude?

A Black Friday 2021 acontece oficialmente no Brasil no dia 26 de novembro. Porém, já possível ver anúncios de promoções referentes a data. Diante de tanta informação, é natural ficar perdido e se perguntar se realmente vale a pena investir tempo e até mesmo o 13º salário na compra de produtos durante a data. Para economizar de verdade na Black Friday, só existe uma única e mais segura maneira: pesquisar e comparar os preços.

O ideal é que você já tenha em mente e faça uma lista de todos os produtos que deseja comprar, e já comece hoje mesmo a olhar em sites e lojas físicas o preço atual. Com esta lista em mãos, você terá uma boa base de comparação de preços para evitar cair na tão temida “Black Fraude.” Além dos produtos com preço abaixo do praticado no mercado os consumidores também podem ter outras condições facilitadas, como frete grátis, parcelamento sem juros e cashback.

Infelizmente, não é só de descontos e condições facilitadas que é feita a Black Friday. No meio de tantas promoções, existe a Black Fraude, na qual criminosos aproveitam para aplicar golpes em consumidores mais desatentos. Além disso, existem lojas que vendem tudo pela “metade do dobro”, ou seja, o preço apresentado como promoção é exatamente o mesmo (ou até mais caro) do praticado anteriormente. Assim, além da pesquisar são necessários alguns cuidados: como suspeitar de links recebidos por aplicativos de mensagens com valores muito abaixo dos oferecidos pelo mercado e checar nomes de sites para ter certeza de que não está comprando em um endereço falso.

Quais são meus direitos na Black Friday 2021?

Os consumidores têm direitos garantidos por lei e podem recorrer a eles caso se sintam lesados em alguma compra. O artigo 49 do Código do Consumidor estabelece, por exemplo, o direito ao arrependimento de uma compra, no qual um cliente por devolver um produto, desde que sem defeitos, em até sete dias após o recebimento da compra sem se justificar. A loja onde ele comprou, então, é obrigada a devolver o dinheiro de maneira integral. Vale destacar, porém, que essa regra é apenas para compras feitas pela internet ou po telefone.

Além disso, o consumidor pode exigir nota fiscal de seus produtos comprados, quando o estabelecimento não fornecer, e ser reembolsado por cobranças indevidas ou trocar produtos com defeitos. É importante, nesses casos, conferir a política de trocas das lojas. Produtos duráveis podem ser trocados em até 30 dias, e os não duráveis, em até 90.

Código do Consumidor

Se você ainda tem dúvidas sobre quais são os seus direitos, pode ter em mãos o Código de Defesa do Consumidor ao fazer as suas compras. O documento reúne uma série de normas com objetivo de proteger aos direitos do consumidor. Todas as lojas físicas são obrigadas a disponibilizar o CDC para consulta.

Quais órgãos posso procurar?

Caso perceba que você foi lesado, a orientação é, em primeiro lugar, procurar a empresa que vendeu o produto. Se não for atendido, você pode procurar pelo Procon da sua cidade e realizar um agendamento para fazer a reclamação. Em seguida, também pode procurar o Juizado Especial de Consumo e relatar o caso.

Também pode ser necessário procurar pela polícia ao ser vítima de estelionato em casos, por exemplo, de comprar produtos em sites falsos.