Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Sintonia Liberdade

17:01 às 19:00

Novas doses da CoronaVac devem chegar na quinta-feira

O Instituto Butantan deverá entregar mais doses da CoronaVac somente na próxima quinta-feira (06/05). Esse carregamento será de 1 milhão de vacinas. E para a outra segunda (dia 10), o Butantan prevê entrega de mais 2 milhões de ampolas. Nos dias 12 e 14, mais 2 milhões de imunizantes. Ou seja, mais de 5 milhões de injeções nas próximas duas semanas. A vacina, produzida em parceira com a Sinovac Biotech, está em falta em sete capitais, entre elas em Belo Horizonte.

Na noite de ontem, inclusive, a Prefeitura da Capital informou que a vacinação com a CoronaVac está suspensa na cidade devido a falta de doses. Com isso, serão interrompidas a aplicação da primeira e segunda dose do imunizante na cidade. Assim, idosos de 68 anos ou mais, que começaram a receber a segunda dose na semana passada, terão que aguardar a chegada de uma nova remessa para completar o esquema vacinal. A gente lembra, porém, que a imunização continua, mas apenas com a AstraZeneca. Hoje, devem se imunizar na Capital, os idosos com 60 anos.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde orientou a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo recomendado pelos laboratórios. Segundo o documento, é "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal".  No entanto, a pasta ressalta que os atrasos devem ser evitados, já que "não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose".