Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Prefeitura de Betim dá início a cadastro de grupos prioritários para vacinação contra a Covid

As empresas com sede em Betim, deverão preencher o cadastro e registrar as pessoas com idade entre 18 e 59 anos aptas a receberem a vacina contra Covid. O cadastro está sendo feito pela internet, por meio do e-mail da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (sedec@betim.mg.gov.br). Depois, as empresas deverão abrir um Processo Administrativo na secretaria, no qual deverão entregar documentos e listagens.

O município já possui o cadastro dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização, como idosos e profissionais de saúde, mas, agora, quer ampliar esses registros para incluir o restante da população e organizar o Plano Emergencial Municipal para Operacionalização da Vacinação contra a Covid.

Todas as empresas podem fazer o cadastro. Mas ele será dividido, assim como a vacinação: Primeiro (nos dias 07/04 e 08/04) devem ser cadastradas as pessoas com comorbidades e em condições especiais, pessoas em situação de rua; trabalhadores de serviços públicos essenciais; caminhoneiros; trabalhadores da educação pública; profissionais das forças de segurança e salvamento, dentre outras profissões dos grupos prioritários. Depois (nos dias 09/04 e 10/04) estará aberto o cadastro para residentes ou trabalhadores da cidade que não estão nos critérios já citados. Ou seja, as empresas precisarão enviar duas listas, sendo uma para cada etapa.

Um detalhe importante, é que em breve será divulgado também um cadastro para os moradores em geral.Para comprovar residência em Betim será necessário apresentar o título de eleitor com endereço eleitoral no município, juntamente com documento oficial com foto. No cadastro serão definidos data, local e horário em que a pessoa deverá comparecer para primeira e segunda dose de imunização. No dia da vacinação, a pessoa deverá portar os documentos solicitados no cadastro. Quem não possuir título de eleitor com domicílio eleitoral em Betim, mas morar na cidade deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando comprovante de endereço em seu nome, expedido por fornecedor de serviço público, como Cemig, Copasa, telefonia fixa, bancos ou cartões de crédito.

População flutuante

As pessoas que não moram em Betim, mas trabalham no município também serão contempladas pela vacinação em duas etapas. A primeira será para trabalhadores dos segmentos da indústria (em geral); do transporte de passageiros (terrestre e aéreo); da construção civil; de empresas de transporte - restrito a motoristas profissionais; dos ferroviários; de trabalhadores da educação privada (ensino infantil, fundamental, médio, superior e profissionalizantes); de estabelecimento alfandegário; das pedreiras; de artefatos de construção.

A segunda consistirá em imunizar profissionais das áreas de comércio varejista e atacadista, prestação de serviços em geral, transporte de carga e outros ramos. Para comprovar a chamada residência laboral, a pessoa deverá possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com registro de vínculo empregatício com pessoa jurídica com sede em Betim. Trabalhadores terceirizados que prestam serviços à pessoa jurídica com sede na cidade também serão considerados. No momento da imunização, o profissional deverá portar os documentos que comprovam sua residência laboral.