Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Sintonia Liberdade

17:01 às 19:00

Fase roxa

O governador de Minas Gerais Romeu Zema determinou uma espécie de lockdown nas regiões Noroeste e Triângulo Norte (que englobam cerca de 60 municípios) que estão à beira do colapso no sistema de saúde por causa do aumento das internações por Covid-19. Esta é a primeira vez que o governo estadual intervém sobre as prefeituras durante a pandemia. As medidas começam a valer de imediato e vale por 15 dias. Essas regiões passam a integrar a chamada "onda roxa", nova fase do programa Minas Consciente.

A fase roxa, ou onda roxa, é diferente das demais, sendo ainda mais restritiva do que a vermelha. Além disso, ao contrário do que vinha acontecendo até então, quando cabia a cada prefeitura decidir aderir ou não ao Minas Consciente os municípios que estiverem nessa fase serão obrigados a seguir as regras determinadas pelo estado, já que o mérito passa a ser o sistema regional de saúde, que inclui uma série de municípios. Ou seja, não se trata mais de uma decisão municipal.

O comércio não essencial deverá permanecer fechado e haverá suspensão de cirurgias eletivas. As pessoas só podem sair de casa para atividades essenciais e fica instaurado o toque de recolher entre 8 da noite e 5 da manhã. Além disso serão implantadas barreiras sanitárias e fica proibido a presença de pessoas sem máscara em qualquer espaço e a realização de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa. Vale lembrar que, por enquanto, apenas as macro regiões Noroeste e Triângulo Norte, que englobam cerca de 60 municípios estão na fase roxa. Porém, regiões na onda vermelha serão monitoradas diariamente e podem migrar para a fase mais restritiva caso a situação piore. As forças de segurança serão acionadas para fiscalizar as medidas. E punições poderão ser aplicadas em caso de descumprimento.

Belo Horizonte

Mesmo com o avanço da Covid-19, a Capital decidiu não recuar na flexibilização das atividades. Assim, a única alteração diz respeito ao planejamento para a volta às aulas de crianças entre 0 e 5 anos. A expectativa era que as escolas pudessem receber esses alunos a partir da próxima segunda-feira (dia 8), mas o retorno foi adiado. Uma nova reunião do comitê, na próxima semana, voltará a discutir o tema.