Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

Segunda dose da CoronaVac começa a ser aplicada hoje

Começa nesta quarta-feira (03/02) a distribuição da segunda dose da vacina chinesa CoronaVac em Belo Horizonte. O imunizante contra a Covid-19 é produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech. As doses serão encaminhadas aos hospitais e serviços de urgência da capital, mas o cronograma de vacinação é de responsabilidade de cada unidade. Lembrando que a vacinação pela CoronaVac ocorre em duas fases, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a primeira. Por isso, os belo-horizontinos que receberam a vacina logo no início da campanha, no dia 18 de janeiro, já podem receber a proteção complementar a partir desta semana.

Até momento, 55.669 pessoas já receberam a primeira dose na capital. Segundo o boletim da prefeitura, 71.276 doses foram distribuídas aos 212 postos de imunização - hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento, Samu e Centros de Saúde. Na segunda-feira, a Capital ampliou a imunização, dando início à aplicação de mais 57 mil doses que chegaram à cidade na última sexta. Dessa vez, cinco novos grupos foram adicionados ao plano de vacinação, somando 48 mil pessoas.

Fura-filas

Minas Gerais investiga 296 denúncias de ‘fura-filas’ – pessoas que teriam burlado a ordem prioritária para receber a vacina contra a Covid-19. Segundo a Ouvidoria-Geral do Estado todas as queixas passam por uma avaliação e, depois, são encaminhadas aos órgãos competentes. Quem pratica conduta antiética pode ser responsabilizado com penas administrativas, multa ou até mesmo cadeia, quando o infrator usa o cargo público que ocupa para favorecimento pessoal. Somadas, as penas podem render 12 anos de prisão.

As denúncias devem ser feitas na Ouvidoria-Geral do Estado, no Disque-Saúde (136), no Ministério Público de Minas ou na Ouvidoria do Ministério da Saúde. em Belo Horizonte, denúncias também estão sendo recebidas no site da prefeitura.