Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

Alerta aos pais

Mais de 50 crianças foram diagnosticadas com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica em Minas Gerais. Ao todo, 52 crianças foram afetadas, 28 cidades tiveram casos confirmados e 38 notificações seguem em investigação. Por enquanto, não há registros de mortes no Estado. Belo Horizonte é a cidade com mais casos confirmados. São 19 registros no total. Na sequência está Contagem, com quatro.

Síndrome

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que é rara, surgiu durante a pandemia do novo coronavírus. O mal atinge, principalmente, os mais novos: metade dos pacientes tinha menos de 4 anos. Mas crianças de até 14 anos também foram afetadas. A doença pode prejudicar vários órgãos, provocando febre alta e duradoura, além de pressão baixa e manchas pelo corpo. Além disso, há registros de comprometimento do sistema cardiovascular. Os meninos são os mais afetados. A cada dez casos, seis são do sexo masculino. Além disso, 86% dos pacientes sequer tinham comorbidades, o que reforça ainda mais o alerta aos pais.

Diagnóstico

Ainda não existe um exame específico para detectar a síndrome inflamatória infantil. Os profissionais de saúde se baseiam em sintomas como febre alta e duradoura, inflamações e lesões na pele, além da associação com o diagnóstico positivo da Covid. Já que todos os pacientes com a síndrome, testaram positivo para o novo coronavírus. Falando em coronavírus, Belo Horizonte confirmou ontem a primeira morte de criança por Covid-19. Não há detalhes sobre a vítima, mas sabe-se que ela está na faixa etária entre 1 e 4 anos, o que reforça o alerta aos pais sobre os cuidados para com os pequenos.