Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

Biometria

Eleitores de 62 cidades mineiras, onde a biometria será obrigatória esse ano, só tem até hoje para fazer o recadastramento biométrico. Estão nessa situação municípios como Sabará, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Sete Lagoas e Ibirité.

Em visita ao estúdio da Liberdade nessa quinta feira, o diretor geral do TRE em Minas, Adriano Denardi, alertou para que os eleitores que deixaram para última hora tenham paciência. Já que hoje deverão haver filas em todos esses locais e congestionamento no sistema do TRE. Ainda assim, é recomendado que o indivíduo agende o atendimento no site http://tre-mg.jus.br ou pelo Disque-Eleitor (148).

Os eleitores ainda não podem esquecer de levar documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço recente (emitido há no máximo três meses) além de pagar as multas devidas, se houver. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

É importante lembrar que nas eleições municipais de 2020, em outubro, a biometria será obrigatória em 259 municípios mineiros, incluindo os 62 que estão terminando a revisão biométrica hoje. Já nas outras 594 cidades, incluindo Belo Horizonte, o cadastramento biométrico já é realizado, mas ainda não é obrigatório.

Além da biometria, Denardi lembra que o prazo para solicitar os demais serviços na Justiça Eleitoral, como emissão do 1º título, alteração de dados e transferência de domicílio eleitoral, a tempo de participar das eleições de 2020 é o dia 6 de maio. Ele ainda reforça a importância do e-Título, que é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor: “em tempos digitais o e-Título permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral. Nele constam todas as informações que você precisa ter na hora de votar. Portanto é muito importante que o eleitor baixe o aplicativo. Pois ele é uma forma de comunicação mais rápida e eficiente”.

O aplicativo é gratuito e já está disponível para IOS e Android”.