Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Hemominas pede socorro

O surto de dengue que o Estado enfrenta, com quase 210 mil casos prováveis da doença tem contribuído para uma queda de 30% nos estoques de sangue da Fundação Hemominas.

É que as pessoas que têm ou tiveram dengue ficam impedidas de doar sangue de um a seis meses após a cura.

Além disso, os meses de abril e maio são considerados historicamente períodos de baixa nas doações por conta do aumento no número de casos de doenças respiratórias, que tornam o doador inapto por até 15 dias, após o desaparecimento dos sintomas. Também devido a epidemia de dengue, houve um aumento de 17% na demanda por plaquetas.

Por causa disso, o Hemominas pede apoio aos doadores habituais para que façam suas doações ou mesmo para quem nunca doou, que se cadastre como doador, especialmente quem é portador do sangue tipo O-, considerado doador universal.

Reforço:

Na tentativa de aumentar os estoques, excepcionalmente nesse sábado (11) o posto de coleta de sangue localizado no Shopping Estação, estará aberto.

É possível também agendar a doação pelo número 155 - opção 1, pela página da Hemominas ou pelo aplicativo MGApp. Outras informações no site www.hemominas.mg.gov.br/