Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

Contagem regressiva

Termina hoje o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2019, ano base 2018, e cerca de 5 milhões de brasileiros ainda não acertaram as contas com o Leão.

Até agora, a Receita Federal recebeu pouco mais que 25 milhões de declarações, o equivalente a 83% do esperado. A expectativa da Receita é receber 30,5 milhões de documentos.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração - PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal (receita.economia.gov.br). Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

Está obrigado a fazer a declaração anual o contribuinte que, em 2018, recebeu rendimentos tributáveis, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Vale lembrar, que neste ano, é obrigatório o preenchimento do número do CPF de dependentes de qualquer idade. Já o preenchimento de informações complementares em Bens e Direitos relacionadas a carros e casas ainda não é obrigatório.