Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta para perigo de queimaduras durante as festas juninas

Os momentos de confraternização com as danças, comidas típicas, brincadeiras e o calor das fogueiras que nos aquecem nesse período frio precisam de atenção. Nesta época, nos deparamos também com os riscos da utilização dos fogos de artifício, muito presentes durante as festas de São João.

Segundo a Corporação de salvamento, no ano de 2021, houve aproximadamente 36 casos durante todo o período. Já em 2022, até agora, há registro de 17 acidentes no período de janeiro a maio. Além dos fogos, as brincadeiras de pular fogueira e a própria forma de acender o fogo e o local de instalar o lume podem ser arriscados.

Outra situação que tem sido bastante recorrente é que, com o sucesso dos times mineiros nos campeonatos nacionais e internacionais, com recordes de públicos, tem aumentado sistematicamente a utilização de artefatos do tipo. Paralelamente, o uso de fogos aliado a ingestão excessiva de bebida alcóolica, também pode provocar acidentes gravíssimos e irreversíveis.

No final de 2021, durante as comemorações de uma vitória de um jogo do Atlético Mineiro, pelo menos dois torcedores tiveram ferimentos graves por bombas e rojões. Em 2019, um torcedor perdeu a mão ao soltar um rojão durante o jogo do Atlhético Paranaense, no final da Copa do Brasil.

Importante lembrar que o acidente envolvendo fogos de artifício provém sempre do mal-uso do produto, do manuseio da forma incorreta e da irresponsabilidade no cumprimento das normas de segurança.

Então, para que seu momento de lazer não termine antes da hora, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem algumas dicas de prevenção quando for soltar fogos de artifício.

Por este motivo, importante seguir algumas dicas de segurança como forma de prevenção a esses tipos de acidentes. E a primeira orientação é adquirir esses produtos em um local credenciado e, em seguida, sempre ler o rótulo com todas as informações de manuseio.

Após fazer a compra do produto, outras ações devem ser observadas:

- Soltar os fogos de artifício em locais abertos;

- Não tentar reutilizar os fogos que tenham falhado;

- Nunca apontar os fogos para a direção de onde estão as pessoas;

 - Não brincar com os fogos se tiver feito uso de bebida alcoólica de forma excessiva.