Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Fim do prazo: hoje é a data limite para regularizar o título de eleitor

O prazo para regularizar a situação na Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (04/05) em todo Brasil. Na maioria dos casos os eleitores mineiros deixaram de fazer biometria onde o novo processo é obrigatório ou não justificaram a ausência nas últimas três eleições consecutivas. Lembrando que hoje também é a data limite para adolescentes tirarem o primeiro título de eleitor. Quem não solicitar a primeira via do documento ou a regularização nessa quarta-feira não poderá votar nas Eleições 2022. A emissão do título e alterações no documento só voltam a estar disponíveis no dia 8 de novembro, quando o cadastro for reaberto.

Além de não poder votar em outubro, quem está com o título cancelado e não regularizar nem justificar, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade. A pessoa também não pode solicitar empréstimos em bancos e fica impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e tomar posse. Também não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Os belo-horizontinos que deixaram para última hora podem ir a um dos 18 cartórios eleitorais localizados na capital, que vão funcionar nesta quarta das 8h às 17h. Lembrando que todo o procedimento também pode ser feito pela internet no site tre-mg.jus.br.  O Disque-Eleitor, também estará atendendo nesta quarta-feira das 7h às 22h. Os telefones são 148 e (31) 2116-3600. Para saber se o título está cancelado, basta consultar a situação eleitoral no tse.jus.br.