O Ministério da Cidadania informou nesta quinta-feira (10) que 556,54 mil novas famílias foram incluídas no programa do Auxílio Brasil – programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família.
Ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, duas cartas encaminhadas pela Caixa: a primeira com orientações gerais sobre o Auxílio Brasil e a segunda com o cartão para movimentação bancária do benefício. Com ele, a pessoa pode fazer saques parciais ou no valor integral do benefício. Até que essas novas famílias recebam o cartão do programa, o benefício poderá ser movimentado pelo Caixa TEM — mesmo aplicativo usado para recebimento do Auxílio Emergencial. As parcelas mensais do Auxílio Brasil ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário.
Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês.
Em fevereiro, o programa atenderá 18,05 milhões de famílias, que receberão um repasse mínimo de R$ 400 cada uma. Ao todo, serão pagos mais de R$ 7,3 bilhões, segundo o ministério. A próxima parcela do programa começará a ser paga em 14 de fevereiro.
Veja abaixo o calendário completo:
Canais de atendimento
Em caso de dúvidas sobre o Auxílio Brasil, o governo oferece 3 canais de atendimento:
- pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania,
- pelo número 111 da Caixa Econômica Federal
- pelo aplicativo Auxílio Brasil