Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Em apenas uma semana casos de dengue aumentam mais de 60% em MG

Os casos de dengue aumentaram 66% em apenas uma semana em Minas Gerais. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Dentre os motivos para o avanço da doença, um dos principais está ligado as fortes chuvas registradas neste ano. Nos últimos sete dias foram 230 notificações, mas no total, 577 pessoas ficaram doentes desde o início do ano. Até o momento, não há mortes em decorrência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Os casos de febre chikungunya, transmitida pelo mesmo vetor, são 175 prováveis, dos quais 13 foram confirmados.  E com relação à zika, são sete casos prováveis e nenhum confirmado.

Para combater as três doenças, as medidas são as mesmas e consistem basicamente em eliminar os criadouros do mosquito, especialmente onde há retenção de água da chuva, como ralos, calhas, vasos de plantas e pneus.

É importante ficar atento a todo tipo de recipiente que acumula água, até mesmo vasilhames de alimentos dos animais de estimação. Considerando que o ciclo de vida do Aedes tem duração média de sete dias, a recomendação é que a limpeza seja feita, pelo menos, duas vezes na semana.