Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Veja como ajudar as vítimas das chuvas em Minas Gerais

Com as chuvas dos últimos dias em Minas Gerais, milhares de pessoas foram obrigadas a deixar as próprias casas e perderam tudo o que tinham. Segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desta segunda-feira (10), 145 municípios mineiros estão em situação de emergência. O número de pessoas desabrigadas chega a 3.409. Outros 13.734 estão desalojadas. Neste momento, itens básicos, como água potável, produtos de higiene pessoal e roupas, estão em falta para muita gente. Veja como ajudar:

Governo de Minas

O governo de Minas está realizando uma campanha de arrecadação de donativos para cidades e pessoas afetadas em todo o estado. Os pontos de coleta estão recebendo água, alimentos não perecíveis, cobertores, colchões, roupas de cama, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. As doações podem ser entregues em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, nas delegacias da Polícia Civil e em um posto de coleta do Serviço Social Autônomo (Servas), na Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários, Belo Horizonte. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (31) 3349-2400.

Servas

Além do ponto de coleta na Avenida Cristóvão Colombo, o Servas fez uma parceria com a rede de supermercados Verdemar, que está recebendo doações para as vítimas das chuvas. Podem ser doados alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, incluindo absorventes e máscaras de proteção individual, e roupas de cama e banho.

Veja os endereços dos pontos de coleta:

  • Rua Fernandes Tourinho, 471 - Funcionários
  • Rua do Ouro, 195 - Serra
  • Rua Vancouver, 40 - Jardim Canadá
  • Rua Guaicuí, 700 - Luxemburgo
  • Rua Viçosa, 572 - São Pedro
  • Rua Turquesa, 721 - Prado
  • Av. Nossa Sra. do Carmo, 1900 - Sion
  • Av. Raja Gabaglia, 3600 - Estoril
  • Av. Prof. Mário Werneck, 1.500 - Buritis
  • Av. Santa Rosa, 846 - Pampulha
  • Av. Tancredo Neves, 2700 - Castelo
  • Av. Cristiano Machado, 2130 - Cidade Nova

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha também está recolhendo doações para as pessoas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais. Alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e água podem ser entregues na Alameda Ezequiel Dias, 427, Santa Efigênia, Belo Horizonte. A instituição também aceita contribuições em dinheiro por meio do PIX secretaria@cvbmg.org.br.

Raposos

A Prefeitura de Raposos está arrecadando doações para as vítimas das chuvas na cidade. O município está pedindo água, materiais de limpeza, itens de higiene pessoal e vasilhames descartáveis. Os produtos podem ser entregues em todos os pontos de abrigo e apoio e também nos endereços:

  • Secretaria de Assistência Social (Rua Ernesto Casilhas - Centro);
  • Quadra do Estrela (Rua do Rosário);
  • Prefeitura de Raposos (Praça da Matriz, 64)

Ibirité

A Prefeitura de Ibirité está pedindo doações de água potável, mobília, colchão, alimentos, roupas, produtos de limpeza e roupas de cama para as pessoas desabrigadas por causa da chuva. Os donativos podem ser levados para a quadra de futebol em frente à prefeitura (Rua Arthur Campos, 849, Alvorada). Quem não tem condições de entregar os materiais ao endereço, mas pode ajudar com doações deve ligar para o telefone (31) 99392-8372. O município está recolhendo os materiais em domicílio.

Mário Campos

Em Mário Campos, a prefeitura está pedindo doações de alimentos não perecíveis, fraldas, utensílios domésticos, materiais de limpeza, itens de higiene pessoal, máscaras descartáveis e álcool em gel. As doações podem ser entregues na Escola Municipal Antônio Pinheiro Diniz (escola da praça).

Rio Acima

Doações de materiais de limpeza, água potável, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, colchões e roupas podem ajudar as vítimas da chuva em Rio Acima. As doações podem ser feitas nos seguintes pontos: Paróquia de Santo Antônio, Escola Municipal Honorina Giannetti, Secretaria de Segurança, Câmara Municipal, Escola Infantil Sr. Bené e Escola Municipal Esmeralda Aleixo. O telefone de contato é o (31) 97192-9984.

Betim

A Prefeitura de Betim está recebendo doações de alimentos não perecíveis, fraldas, utensílios domésticos, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal. Os donativos podem ser entregues nos seguintes locais: administrações regionais, hall da prefeitura, Superintendência de Defesa Civil, Shopping Partage e CDL.

Congonhas

A Prefeitura de Congonhas está arrecadando alimentos, roupas de cama, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os itens podem ser levados para o térreo do Edifício JK, na Avenida JK, 230, Centro.

Ouro Preto

Itens de cesta básica e higiene pessoal e roupas estão sendo arrecadados pela Prefeitura de Ouro Preto para as vítimas da chuva. As doações podem ser feitas no Centro Comunitário do Morro do Cruzeiro, próximo à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Nova Lima

A Prefeitura de Nova Lima está pedindo doações de materiais de limpeza, itens de higiene pessoal, água mineral e roupas e calçados. Os produtos podem ser entregues na Escola Municipal Emília de Lima, das 9h às 18h.

Juatuba

A Prefeitura de Juatuba está recebendo roupas, alimentos, água mineral, materiais de higiene pessoal e roupas de cama e banho para as vítimas das chuvas na cidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência Bem Me Quer (Rua Manoel Braz Obeleiro, 80, Cidade Nova II), das 8h às 17h.

Nova Era

Doações de leite, água mineral, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza estão sendo recolhidas pela Prefeitura de Nova Era para as famílias desabrigadas na cidade. Os produtos podem ser entregues no Cras e na Polícia Militar de Nova Era.

Pastoral PUC Minas

A Pastoral Universitária PUC Minas integra a Solidariedade em Rede, que reúne paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte e está recolhendo alimentos, artigos de higiene pessoal, cobertores, água mineral, máscara e álcool em gel para as vítimas impactadas pelas chuvas.

Veja os pontos de coleta:

  • Centro de Espiritualidade da PUC Minas - Avenida Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, BH
  • Santuário Arquidiocesano São José - Rua Tupis, 164, Centro, BH
  • Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem - Rua Sergipe, 175, Funcionários, BH
  • Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis - Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000, Pampulha, BH
  • Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu - Rua Macaé, 629, Graça, BH
  • Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Praça Carlos Chagas, 33, Santo Agostinho, BH
  • Paróquia Santo Inácio de Loyola - Rua Bernardo Mascarenhas, 187, Cidade Jardim, BH
  • Paróquia de Santo Antônio - Avenida do Contorno, 6738, Bairro Santo Antônio, BH
  • Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental - Rua Além Paraíba, 208, Lagoinha, BH
  • Aedas - Avenida Juscelino Kubitschek, 700, Centro, Betim
  • Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário - Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, Santa Cruz, Brumadinho
  • Igreja Santíssima Trindade - Rua Maria de Lourdes Pereira, 820, Brumadinho