Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Hora da Recarga

19:01 às 20:00

Prefeitura de Belo Horizonte divulga calendário de vacinação contra a Covid-19 da próxima semana

A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua em Belo Horizonte na próxima semana, com o reforço nos idosos de 62 e 61 anos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 5 meses. Os trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais também serão novamente convocados para a dose de reforço, considerando que novos profissionais podem ter sido contratados para a área e, em muitos casos, ainda não completaram o prazo mínimo entre as aplicações. Para este público também é necessário ter pelo menos 5 meses da segunda dose. Haverá também ação de repescagem para os adolescentes de 17 a 12 anos que ainda não concluíram o esquema vacinal.

Para ampliar o acesso da população aos pontos de vacinação, a partir de segunda-feira (6), a aplicação das doses será feita em shoppings da capital, das 13h às 19h30, e os públicos elegíveis para se imunizar nestes locais são exclusivamente os convocados para o dia em questão. Os endereços podem ser verificados no portal da prefeitura. No momento da vacinação, os adolescentes de 12 a 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ou com autorização previamente preenchida de documento disponível no site da prefeitura.

Confira o cronograma de vacinação atualizado:

  • Dia 6/12, segunda-feira: repescagem de segunda dose para adolescentes de 17 a 12 anos, cuja primeira dose tenha pelo menos 21 dias. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF. Para se imunizar, os adolescentes de 15 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais ou apresentar a autorização devidamente preenchida;
  • Dia 7/12, terça-feira: dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos, completos até 31 de dezembro, cuja segunda dose tenha 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
  • Dia 8/12, quarta-feira: não haverá vacinação (feriado municipal);
  • Dia 9/12, quinta-feira: dose de reforço para idosos de 62 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.
  • Dia 10/12, sexta-feira: dose de reforço para idosos de 61 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira de 8h às 17h para pontos fixos e extras, e de 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já os shoppings funcionarão das 13h às 19h30. Há também três pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira.

Confira os horários e endereços:

  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;

Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno e nos shoppings são exclusivamente os convocados para o dia em questão.

Segunda dose

Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário ter, no mínimo, 21 dias desde a aplicação da primeira dose. Além disso, é preciso levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os adolescentes de 12 a 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais ou apresentar a autorização devidamente preenchida.

Trabalhadores da saúde

No momento da aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde é necessário ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:

  • Comprovante de pagamento (contracheque); ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
  • Contrato de trabalho; ou
  • Relatório do CNES; ou
  • Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
  • Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.

Idosos

Para que idosos possam receber a dose de reforço é necessário ser residente de Belo Horizonte, apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, e também ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses.

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.