Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Cachorros e gatos poderão ser vacinados contra raiva em Belo Horizonte

Cachorros e gatos poderão ser vacinados contra a raiva neste sábado (16) em Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, a Campanha de Vacinação Antirrábica será em mais de 250 pontos em todas as regiões da capital mineira, das 8h às 17h.

Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cachorros com guia ou coleira e, de preferência, por adultos. Os bichanos, em gaiolas ou caixas de transporte.

Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A raiva é uma doença causada por um vírus que infecta mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva. Em Belo Horizonte não há registro da doença em humanos desde 1984, em cães desde 1989 e em gatos desde 1985.

A estimativa é que sejam cerca de 280 mil animais aptos para serem vacinados e a cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde é de 80%.