Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Evidências

20:01 às 23:59

Aulas presenciais para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Belo Horizonte voltam nesta quinta

Estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal voltam às salas de aula em Belo Horizonte nesta quinta-feira (5). As atividades presenciais estavam suspensas desde março do ano passado, devido à pandemia da Covid-19.

A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que, dos 44.283 matriculados nessas séries, 80% das famílias assinem o termo de compromisso para o retorno aos espaços físicos.

A retomada das atividades presenciais começou em 3 de maio para os cerca de 80 mil alunos da educação infantil. Já em 21 de junho, foi autorizada a volta dos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, enquanto os de 4º e 5º anos puderam frequentar as salas de aula a partir de 5 de julho.

A recomendação da prefeitura é que haja alternância de dias entre as atividades presenciais e remotas. Além disso, as turmas devem ser divididas em grupos menores para garantir o distanciamento de 2 metros entre alunos. Segundo a Smed, o ensino à distância será mantido para quem optar por não frequentar as escolas no momento.

Já na rede estadual, o retorno ocorreu na terça-feira (3), com autorização para os matriculados no 1º ao 5º ano, no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio nos municípios que estão nas ondas amarela e verde do programa Minas Consciente.

Rede particular

Estabelecimentos da rede privada reabriram na segunda (2) para alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Belo Horizonte tem 834 escolas, com 150.994 alunos.