Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

A Tarde é Nossa

14:00 às 17:00

Governo de Minas libera cirurgias eletivas no estado

O governo de Minas Gerais liberou, nesta quinta-feira (24), a realização de cirurgias eletivas no estado. A determinação segue recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19. Os procedimentos estavam suspensos desde fevereiro.

A medida havia sido tomada por causa da lotação dos hospitais com pacientes diagnosticados com Covid-19. Porém, a liberação das cirurgias eletivas deve seguir a orientação de cada onda do Minas Consciente.

Veja abaixo o que prevê cada onda:

  • Na onda vermelha, fase em que há protocolos mais rígidos para funcionamento do comércio, serão liberados procedimentos cirúrgicos em ambientes ambulatoriais.
  • Na onda amarela, etapa intermediária do plano, procedimentos cirúrgicos hospitalares que não demandem intubação orotraqueal (com inserção de tubo até a traqueia) ou sedação profunda ficam autorizados.
  • Na onda verde, a mais flexível, todos os tipos de eletivas ficam permitidas, mas caberá ao gestor local e da unidade de atendimento analisar a sua realidade no que diz respeito à disponibilidade de leitos, equipes, equipamentos e insumos hospitalares.

Os mutirões para realização de cirurgias eletivas seguem proibidos. As recomendações valem para as redes pública e privada.

Segundo o Comitê Covid, houve redução de 13% nos pedidos para internação nas últimas quatro semanas. Já a taxa de incidência da doença caiu 3% nos últimos 14 dias e 14% nos últimos sete dias.