Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Começa na segunda-feira (12/04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Mas esse ano, é preciso atenção especial às datas no cartão de vacinação, porque a imunização contra a influenza acontece ao mesmo tempo que a vacinação contra Covid.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente. A orientação é priorizar o imunizante contra o novo coronavírus. Ou seja, quem já recebeu a primeira dose da vacina contra Covid, deve aguardar a aplicação da segunda dose, depois contar mais 14 dias e comparecer ao posto para se imunizar contra influenza. Quem ainda não recebeu, mas está prestes a ser contemplado, deve aguardar a imunização contra o coronavírus para só depois se vacinar contra gripe.

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada.

- 12 de abril à 10 de maio - crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

- 11 de maio à 8 de junho - idosos e professores.

- 9 de junho à 9 de julho - demais grupos prioritários (pessoas portadoras de doenças crônicas, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e população privada de liberdade).

A gente lembra, que é muito importante que as pessoas compareçam aos postos para se imunizar. Já que o período de frio se aproxima e a imunização contra a gripe previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, ajudando a não sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde.