Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

Golpe finge PIX e usa nomes de Caixa e Nubank para enganar vítimas

Um e-mail tem sido enviado com um falso comprovante de envio de um PIX da Caixa Econômica Federal, Mesmo que não possua conta na caixa você pode receber o e-mail, como no caso de um de nossos colaboradores da emissora.

A mensagem ainda coloca um nome comum de remetente e finge ter vindo de uma conta do Nubank, também para disfarçar o golpe. No número da transação, insere uma combinação que faz parecer com uma chave aleatória do “PIX Copia e Cola”. Confira a seguir:

Como é possível observar na captura acima, há um botão com os dizeres “Desbloquear crédito”, para insinuar que você deve clicar ali se quiser receber o suposto dinheiro transferido. Quando entrar na página, a armadilha deverá te pedir uma série de dados, ou até simular o acesso à sua conta, para obter conhecimento dos seus dados bancários.

Ao conferir o link sem acessá-lo, já é possível perceber que o destino não consiste em algo oficial da Caixa. Além disso, o próprio e-mail do remetente já mostra não ser proveniente do banco.

Atenção com PIX

Um ponto importante a se ressaltar sobre o PIX é que ele não exige qualquer confirmação do tipo pra ser concluído. Entre as principais características da nova forma de pagamento, está justamente a instantaneidade das transações e recebimento imediato.

Além disso, as instituições bancárias sempre ressaltam que não enviam qualquer aviso do tipo para os seus clientes, seja por e-mail, mensagem SMS ou em apps mensageiros como o WhatsApp.