Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Comércio não essencial está autorizado a funcionar em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde anunciou mudanças no Minas Consciente. A partir de agora, todas as atividades poderão funcionar nas cidades que aderiram ao programa, contemplando inclusive as que estão paradas desde o início da pandemia. Os protocolos a serem adotados, no entanto, vão variar conforme a onda, que tem a vermelha como a mais restritiva.

Com a nova versão do Minas Consciente o comércio e os eventos, por exemplo, serão liberados mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, mas terão que seguir algumas regras, pensando na saúde, no distanciamento e evitando qualquer risco acentuado para a sociedade.

A fase 3 do plano também traz a restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados. Nessas atividades, o distanciamento que era de 2 metros na onda vermelha passará para 3 metros. Na prática, se temos um supermercado de mil metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali. Esse tipo de mudança é o que vai trazer impacto restringindo à circulação de pessoas.

Escolas

Para o setor de Ensino está sendo desenvolvido um estudo individualizado. Assim, as escolas ainda não passarão por mudanças neste momento.

Além disso, para evitar aglomerações e viagens durante a data (marcada para 16 de fevereiro), o Estado também não terá ponto facultativo no período.