Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Consumo de bebidas alcoólicas fica restrito a partir de hoje

A partir de hoje (13/01) bares e restaurantes de Contagem, na Grande Belo Horizonte, terão o funcionamento reduzido, podendo funcionar até as 3 da tarde entre segunda e quarta-feira. Nesses dias, está proibida a venda de bebida alcoólica para consumo no local. Entre quinta-feira e domingo, os estabelecimentos podem funcionar até as 23h, com consumo de bebidas alcoólicas liberado. Os bares que não oferecerem refeições na hora do almoço deverão permanecer fechados de segunda à quarta-feira. As regras não se aplicam aos serviços de entrega, que mantêm o funcionamento inalterado.

Padarias, lanchonetes, trailers e similares poderão funcionar todos os dias da semana, mas devem observar os mesmos horários dos bares e restaurantes. E a restrição para o consumo de bebida alcoólica também se estende a esses locais.

Além disso, o distanciamento deve ser observado. Agora, em ambientes fechados, só pode haver uma pessoa a cada 5m². Em lugares abertos, o distanciamento mínimo cai para 2m². Onde o serviço for prestado com mesas e cadeiras, a capacidade não deve ser maior do que quatro pessoas por mesa. E juntar o mobiliário para aproximar os clientes de um mesmo grupo é proibido, assim como atender as pessoas em pé. O comércio também deve manter gradis ou fitas zebradas para controlar a entrada dos clientes. E deverá ser exigida a utilização correta das máscaras, cobrindo nariz e boca. O protocolo para música ao vivo não foi alterado.

Proibições

A administração municipal também divulgou os serviços que estão suspensos por prazo indeterminado, em Contagem a partir de amanhã, quinta-feira (14). São eles:

- cinemas, teatros, museus, centros culturais, casa de cultura, bibliotecas públicas e privadas, parques públicos e privados, clubes de lazer, recreação, circos e parques temáticos;

casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;

- boates, danceterias e salões de dança;

- atividades educacionais presenciais em todos os níveis de ensino;

- exposições, congressos e seminário;

- eventos esportivos, culturais e de lazer, de qualquer natureza, em propriedades e logradouros públicos;

- eventos públicos de qualquer natureza que tenham mais de 10 (dez) pessoas;

- eventos particulares de qualquer natureza que tenham mais de 10 (dez) pessoas, inclusive - em residências e condomínios habitacionais; e

- a utilização integral de toda a região da orla da Lagoa Vargem das Flores, inclusive a prática de esportes náuticos, salvo o acesso de embarcações oficiais.

Liberados

Os serviços essenciais podem funcionar em Contagem, sem restrições. É o caso de supermercados e farmácias, por exemplo. Comércio, indústria e prestadores de serviço que não se enquadrem nas atividades acima, além das igrejas e templos religiosos, podem funcionar, desde que atendam os protocolos sanitários.