Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

Uso de máscaras em Betim passa a ser obrigatório

A partir de hoje (20/04) toda população de Betim deverá usar máscaras ao sair de casa. A determinação é válida para todos os espaços da cidade, públicos e particulares e prevê multa de R$80,00 para quem descumprir a medida. A fiscalização será feita por agentes municipais como a Guarda Municipal, Procon e até mesmo a Vigilância Sanitária.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, nove casos da doença foram confirmados em Betim. Outras 2.268 permanecem em investigação. A cidade é ainda a quarta no ranking de notificações do estado, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia.

ABERTURA DO COMÉRCIO

Apesar disso, o prefeito Vitorio Medioli decidiu flexibilizar as normas para o funcionamento do comércio a partir da próxima quarta-feira. Desde que, os comerciantes, adotem uma série de medidas de segurança: como disponibilizar locais para lavagem das mãos, com toalhas de papel descartáveis e álcool gel. Na entrada do estabelecimento ainda deverá conter um termômetro digital remoto, que detecte a temperatura sem contato com a pele. Devem ser proibidos de entrar clientes e funcionários que tiverem temperatura corporal acima de 37°C. Também não poderão entrar nos estabelecimentos clientes e funcionários que não estiverem utilizando máscaras.

Os comerciantes também deverão limitar o número de pessoas dentro do estabelecimento de no máximo uma a cada 3 metros quadrados. No caso de filas, o distanciamento mínimo deverá ser de 1 metro e meio. As academias poderão voltar a funcionar, desde que limitada a ocupação do estabelecimento a 50% da área treinável, somando número de funcionários e clientes. Deve-se tomar como base um aluno a cada 4 metros quadrados. E o tempo máximo de permanência nestes locais deve ser de 60 minutos.

Bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings e galerias (praças de alimentação) também poderão voltar a funcionar, mas não poderão receber pessoas consideradas do grupo de risco. O tempo máximo de permanência no horário de almoço, entre 11h e 15h será de 30 minutos, e após esse horário de uma hora.

Os velórios continuam suspensos e o sepultamento só poderá ter a presença de quatro familiares e um oficial religioso. Vítimas de coronavírus poderão ser cremadas, com autorização da família e custos pagos pela prefeitura.

Continua temporariamente suspenso o funcionamento de boates, salões de danças, casas de festas, shows e eventos, feitas, exposições, congressos e seminários, cinemas e teatros, clubes de lazer e piscinas, parques de diversão, circos e parques temáticos, camelódromos, campos de futebol e quadras poliesportivas.